quarta-feira, 10 de março de 2010

Bolo de leite ninho



O meu primeiro contato com este bolo foi numa festa de dia dos pais. Ficou gravado na minha memória e paladar. Tentei conseguir aquela receita, mas o máximo que consegui naquela festa foi saber o nome do bolo. Comecei, então, a minha busca por ela e não sosseguei até conseguir. No dia do aniversário do meu marido, resolvi arriscar e fazê-la, e não é que deu certo! Ficou uma delícia. Então vamos a ela.



Ingredientes:

Massa:
5 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar (pode ser refinado ou cristal)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (de preferência peneirada)
1 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento
5 claras em neve

Modo de fazer:
Na batedeira, bata as gemas com o açúcar (acrescente aos poucos) até virar um creme. Adicione aos poucos a farinha intercalando com o leite quente. Acrescente o fermento sem bater e, depois, as claras em neve delicadamente. Leve assar em forma untada e enfarinhada até dourar. Deixe esfriar e reserve.

Recheio:
1 lata de leite condensado
200 gr de manteiga sem sal (se for usar margarina, tem que ser a que tem 80% de lipídeos)
12 colheres (sopa) de leite ninho integral
2 latas de creme de leite bem gelado e sem soro

Modo de fazer:
Na batedeira, bata a manteiga (ou margarina) com o leite condensado até que engrosse. Acrescente aos poucos e sem parar de bater o leite ninho (colherada por colherada). Desligue a batedeira e adicione o creme de leite gelado misturando com uma colher. Deixar na geladeira por 30 minutos.

Calda:
1 vidro de leite de côco (pequeno)
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (café) de essência de baunilha
1/2 xícara (chá) de açúcar

Misturar tudo e reservar.

Cobertura:
Chocolate branco ralado à gosto
Cerejas

Montagem do bolo:
Corte a massa assada ao meio. Coloque metade da massa no recipiente em que vai servir o bolo, molhe com a calda e recheie. Coloque por cima a outra metade da massa, molhe novamente e despeje por cima o restante do recheio, espalhando-o em cima e nas laterais do bolo. Espalhe, generosamente, o chocolate ralado e enfeite com as cerejas. Leve à geladeira, de preferência, de um dia para o outro e sirva gelado. É uma delícia.

Obs. Se você quiser um recheio mais consistente, acrescente apenas 1 lata de creme de leite. E se você gostar da calda mais doce, pode aumentar a quantidade de açúcar. Na cobertura você pode inventar e abusar da criatividade. Eu, como não gosto de cerejas, coloquei apenas o chocolate.

11 comentários:

  1. Esse bolo é otimo, ja comi muito dele, amo esse recheio e cobertura. Priscila

    ResponderExcluir
  2. Eu me surpriendi com esta receita. É realmente deliciosa. Que bom que vc gostou. Apesar da simplicidade do blog, seja bem vinda.

    ResponderExcluir
  3. Nossa....
    Essa aqui eu vou ter q experimentar hem....
    que tal me convidar pra experimentá-la ai em sua casa??? rsrsrsrs
    gostei do seu blog
    abraçãoooooo
    sds

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Cris,
    Estou apenas começando, mas prometo postar muitas receitas saborosas à sua visão e paladar.
    Visite sempre e esteja à vontade.

    ResponderExcluir
  5. Fiquem com água na boca so de olhar a foto desse bolo,com certeza deve ser muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  6. Uma delícia, e por causa disto, estou sendo cobrada por alguns amigos para experimentá-lo. Vou ter que providenciar.
    Obrigada,
    Bj.

    ResponderExcluir
  7. Olá Queila!!!!!!!!!
    Visitei seu blog e achei ótimo, você é criativa e tem tudo para ir longe. Nós que gostamos de culinária, só de ver a receita, fotos e os ingredientes já sabemos se a receita é bom ou não e, pelo que vi são ótimas. Peço para ser sua seguidora e tb para conhecer meu cantinho (simples mas feito com carinho)....beijos e até mais........http://www.culinariacomprazer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi estava procurando receita de bolo de leite ninho e procurei em pesquisa e achei vc amei sua receita só de ler já vi que é muito fácil de fazer não tem como dar errado muito bem explicado além de ser uma delícia. Bjs está de parabéns.

    ResponderExcluir
  9. esse bolo e uma delicia fiz e ficou uma maravilha eu e meus vizinhos se deliciamos parabens pela receita

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber o tamanho da forma aser usada,pois pretendo fazer para o aniversario do meu filho , e afamilhia e grande. cida

    ResponderExcluir
  11. Este eu conheço ja comi algumas vezes é excelente em campo mourao é o bolo da tia cida e da lilian sao bem conhecidos aqui na 3 IPRCM.

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails