sábado, 20 de março de 2010

Frango com quiabo

Frango com quiabo é um dos pratos que me trazem o sabor da infância à boca. Filha de pais mineiros, desde pequena fui exposta à maneira mineira de cozinhar e apreciar os alimentos. E este prato, dentre os vários da cozinha mineira, é um dos que mais faço em casa por agradar tanto a mim, quanto ao  meu marido. Esta receita é fruto de adaptações da receita que via a minha mãe fazer. Mas, uma coisa que me incomodava muito nela era o amrelado do quiabo ao colocar limão ou vinagre para cortar sua baba. Depois que vim morar no Paraná, conheci a Líbia, uma mineira - cozinheira de mão cheia - que me ensinou outra forma de cortar a baba do quiabo: tomates maduros bem picadinhos. O fato é que o ácido do tomate corta a baba do quiabo e não o deixa amarelado. Um dia não tinha o tomate em casa e, então, resolvi colocar um pouquinho de extrato de tomate; não é que deu certo?!; mas ainda prefiro o tomate picadinho.

Ingredientes:
1 1/2 kg de frango em pedaços (coxas, peito ou outras partes de sua preferência)
8 colheres (sopa) de óleo
5 dentes de alho amassados
sal à gosto
1 sachê de caldo de galinha em pó
2 colheres (sopa) de shoyu
2 folhas de louro
pimenta calabrasa à gosto
800 gr de quiabo
1 1/2 cebola picada em cubinhos pequenos
1 tomate grande cortado em cubinhos
cheiro verde à gosto

Modo de fazer:
Tempere o frango com 3 dentes de alho, sal, metade do sachê de caldo de galinha, o shoyu, as folhas de louro e a pimenta. Deixe descançar por 30 minutos a 1 hora. Numa panela grossa, coloque 4 colheres de óleo e frite 1/2 cebola picadinha até que ela fique com a cor de caramelo (quase queimada); acrescente o frango temperado e mexa bem. Tampe a penela e quando a água que soltar do frango tiver secado, vá pingando água quente até que o frango esteja macio. Depois de cozido ele deve ficar bem coradinho por causa da cebola dourada e com um pouco de caldo no fundo da panela.

Enquanto o frango cozinha, lave o quiabo e seque em papel absorvente. Corte em pedaços de uns 2 dedos, desprezando o cabinho e a pontinha. Aqueça uma panela e coloque as 4 colheres restantes de óleo, junte o alho amassado restante, frite-o, coloque o quiabo para refogar e mexa bem. Acrescente o tomate picado,  e mexa de vez em quanto para que o ácido corte a baba do quiabo.  Depois deste processo, acrescente a cebola, mexa e tampe a panela por uns 3 minutos.

Junte o quiabo refogado ao frango, coloque o restante do sachê de caldo de galinha, acerte o sal e mexa. Se for necessário, acrescente mais um pouco de água, tempe a panela e cozinhe o quiabo até que fique macio, mas inteiro. Desligue o fogo, acrescente  o cheiro verde e sirva com arroz branco, polenta (ou angu) e o que mais achar conveniente. É muito bom.

Um comentário:

  1. Oi Queila! sou casada com mineiro e este é um prato de que gosto muito! Minha sogra faz muito bem. Adorei a dica para tirar a baba, não conhecia! Você perguntou da minha receita de pão que ficou meio pegajosa, pode acrescentar mais farinha sim, ou para abrir, coloque bastante farinha. Eu uso um tábua de silicone para abrir e já viro direto na forma. Uma dica... use iogurte natural (2 potes - 5 xícaras de farinha, se 1 pote, use 3 xícaras de farinha.) que você vai notar a diferença para trabalhar a massa, fica linda. E o leite buttermilk (azedo), tente deixar ele bem azedinho, mais consistente, use limão e vinagre juntos para ter um bom resultado. Qualquer dúvida me chama, estou a disposição. Beijos

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails