domingo, 14 de março de 2010

Dobradinha com feijão branco

Hoje foi um dia propício para comer dobradinha aqui onde moro, pois choveu e o clima ficou bem fresco. A dobradinha é uma prato muito consumido tanto aqui quanto em Portugal. Por ser feito com o bucho do animal, mas comumente o do boi, algumas pessoas não o apreciam devido ao seu cheiro forte. No entanto, uma dobradinha bem preparada oferece aos seus apreciadores um momento muito agradável e prazeroso, pois ao se misturar a outros ingredientes, torna-se um prato muito saboroso. Então vamos à receita.


Ingredientes:
1/2 kg de dobradinha
150 gr de linguiça defumada
150 gr de bacon
150 gr de costelinha de porco defumada
200 gr de feijão branco
2 colheres (café) de bicarbonato de sódio
1/4 xícara (chá) de óleo vegetal
1 colher (sobremesa) de colorau
1 cebola média picada em cubinhos
1 sachê de caldo de bacon em pó
3 dentes de alho amassados, espremidos ou picadinhos
1 colher (café) de sal
3 folhas de louro
cheiro verde à gosto (cebolinha e salsinha)


Modo de fazer:
Corte a dobradinha em pedaços pequenos (quadradinhos ou tirinhas), tire todo o sebo que possa estar nela e afervente em água com 1/2 do bicarbonato por uns 5 minutos. Repita a operação e escorra a dobradinha. Numa panela de pressão, coloque a metade do óleo, o colorau e o alho para fritar e acrescente a dobradinha já aferventada para refogar. Acrescente o sal e água quente até cobri-las, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Enquanto isto, lave o feijão e leve a cozinhar em outra panela de pressão com uma pitada de sal e as folhas de louro, por 30 minutos também.
Numa outra panela, coloque o óleo restante e frite o bacon e a linguiça defumada. Reserve. Na mesma panela, frite a costelinha, pingando um pouquinho de água até que fique macia, mas firme. Junte o bacon e a linguiça já fritos, acrescente a cebola e mexa. Reserve.
Depois do tempo de cozimento da dobradinha e do feijão, verifique se eles estão cozidos e, então, passe o feijão e o refogado de carnes para a panela da dobradinha, acrescente o caldo de bacon em pó, miture tudo muito bem, tampe e deixe agregar os sabores de cada ingrediente, por uns 10 minutos. Se necessário, acrescente água quente para não secar muito o líquido. Depois de pronto, desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e sirva com arroz branco. Para quem gosta, é uma verdadeira delícia.

3 comentários:

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails