domingo, 2 de maio de 2010

Pudim de padaria

Depois de uma longa temporada, estou de volta (rsrs). Contra a minha vontade, tive que ficar uns dias sem postar nada para dar conta de resolver algumas coisas. Mas, como hoje foi um dia muito saboroso, não resisti e voltei para apresentar algumas gostosuras.
O almoço de hoje ficou por conta da Líbia, minha amiga mineira - cozinheira de mão cheia, que preparou uma deliciosa feijoada. Para a sobremesa, fizemos juntas o pudim de padaria que encontramos no encarte  especial "Pudins de liquidificador", da revista Guia da Cozinha do mês de maio de 2010. Vou postar a receita na íntegra e depois faço minhas observações.

Medida da xícara: 240 ml



Ingredientes:
3 xícaras (chá) de leite
5 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
100g de coco ralado
100g de queijo parmesão ralado

Calda:
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água

Modo de fazer:
Para a calda, em uma panela, dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo, sem mexer, por 15 minutos ou até obter um caramelo. Despeje em uma forma de buraco no meio de 26 cm de diâmetro, virando a forma para cobrir as laterais. Reserve. Bata no liquidificador o leite, os ovos, a farinha peneirada, o açúcar, o coco e o queijo ralado até ficar homogêneo. Despeje na forma caramelada e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até firmar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva.

Dica: se preferir um sabor mais suave, coloque apenas 50g de queijo parmesão ralado.



Obs.: como eu gosto muito da calda que a Líbia faz, não seguimos a da receita. Ela fez assim: colocou 1 e 1/2 xícara de açúcar na própria forma que o pudim iria assar e levou ao fogo baixo. Quando o açúcar começou a derreter, ela foi mexendo para que todo ele derretesse por igual (ela disse que o ideal é não mexer). Quando o açúcar já estava caramelizado, desligou o fogo e acabou de derreter os grânulos que ainda restavam mexendo com a colher (pois fizemos com açúcar cristal),  e depois espalhou a calda por toda a forma. Outra modificação que fizemos foi diminuir um pouquinho as medidas de farinha de trigo e de açúcar; mas o que realmente precisa ser diminuído é o queijo parmesão, conforme a dica da própria receita. Como não seguimos a dica, reafirmo aqui que ela é importante, pois o gosto de 100g de queijo fica bem forte. O tempo de forno também foi alterado, pois o pudim só ficou pronto após 1h30 de cozimento, mas isto depende de cada forno.

Ah, agora vou apresentar a deliciosa feijoada preparada pela Líbia. Ela começou a prepará-la na 6ª feira para comermos no domingo. Ficou muito, muito, muito saborosa. Abaixo estão as fotos dos pratos e caso haja pedidos da receita, ela poderá nos ceder. Então saboreiem com os olhos.

Para começar, um molho picante feito com o caldo da feijoada, pimenta e mais uns segredinhos.



Os legumes cozidos no caldo da feijoada ficaram surpreendentes. Nunca tinha visto este acompanhamento para feijoada, mas confesso que é muito saboroso e vale a pena incluí-lo no cardápio.



A couve a mineira não poderia faltar: ela é apenas passada no óleo quente com um pouquinho de sal, sem deixar cozinhar.



E agora, a tão esperada feijoada. Só de olhar dá vontade de comer de novo, hummmm.



 E aqui, a composição do prato completo. Irresistível, não?!

4 comentários:

  1. Olá Queila que Blog maravilhoso, parabéns!
    Bom amei as receitas e também os artigos escritos a cada receita rsrsrsrsrs, brincadeira, você sabe o quanto eu gosto de ler essas histórias. Bom ficaram lindas as fotos, se não tivesse participado desse momento saboroso poderia achar que foi um arranjo, rsrsrsrsrs. Queila, desse jeito não vou resistir, já, já vou fazer o meu Blog e para isso, conto com o seu apoio. Ah, obrigada por me incluir no rol das cozinheiras de mão cheia, quem sabe um dia poderei realmente vir a ser. Bom obrigada e até um outro encontro de panelas. Espero que seja em breve, hemmmmmm!!!!! Abraços, Libia

    ResponderExcluir
  2. Olá Queila! Parabéns seu Blog está maravilhoso! Amei tudo que li e vi, e admiro o capricho com o qual você realiza todas as suas atividades. Bem sobre a Feijoada, realmente não posso negar, rsrsrsr, ficou realmente deliciosa. Essa foto então....... hum que sabor, rsrsrsrs. Modéstia a parte, se eu não tivesse participado desse momento podia até pensar que a foto foi uma bela montagem, mas foi pura realidade....Bom desse jeito tenho que fazer o meu Blog logo, logo e para isso conto com seu apoio. Obrigada pela consideração "cozinheira de mão cheia", um abraço e até o próximo encontro de panelas. Que seja em breve, hemmmmmmmLibiammm!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Legumes cozidos na feijoada que maravilha.

    Ja coloco legumes no feijão comum, feijao com abobora da minha mãe é famoso...

    Assim é novidade. Amei

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails