terça-feira, 29 de junho de 2010

Depois de um longo inverno....

Oi pessoal,

Pois é, fiquei muito tempo "fora do ar" e parece que até tinha abandonado o blog. Mas não foi isto não; a razão é que estou fazendo mudanças na minha vida e toda mudança exige planejamento, leitura, adequações e muita ação para se concretizar. Então, é tudo isto que estou fazendo para minha nova proposta de vida - REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.

Desde o ano passado, venho tendo problemas de saúde e com o agravamento destes, estou tomando esta atitute de mudar enquanto ainda há tempo. Claro que isto não quer dizer parar de fazer pratos saborosos e nem deixar de postá-los. Significa apenas que estou aprendendo a adequar as porções de comida necessárias ao meu corpo e não aos meus olhos e paladar. Posso comer de tudo, tudo mesmo, mas dentro do limite da real necessidade e não da vontade. Claro que as adaptações e substituições sempre deixam uma receita mais leve, em termos de calorias, ou mais saudável. Mas toda alimento é permitido, inclusive a gordura, pois o corpo também precisa dela. Assim, vou criar um arquivo só de comida light para quem tiver interessado em melhorar também a alimentação nesse quesito.

Para não ficar só nessa justificativa, vou postar uma receita simples que já está guardada nos meus arquivos a algum tempo.

FILÉ DE PEIXE À MILANESA ou À PARMEGIANA



Ingredientes:
1 kg de filé de merluza
3 dentes de alho amassados
1 limão (suco)
sal e pimenta a gosto

Molho:
1 colher (sopa) de óleo vegetal
2 dentes de alho amassados
1 cebola bem picadinha
3 tomates sem pele e sem sementes picados
1 lata de molho de tomate pronto
2 colheres (sopa) de coentro picadinho
1 sachê de caldo de legumes em pó
sal, se necessário
água suficiente para dar consistência ao molho

Empanar:
2 claras de ovo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de rosca

Cobertura:
150 g de presunto
150 g de mussarela
Molho

Modo de fazer:
Tempere os filés de merluza com o alho, o suco de limão, o sal e a pimenta, e reserve.

Numa panela, refogue o molho acrescentando o ingredientes na seguinte ordem: óleo, alho, cebola, tomate, molho de tomate, deixando um tempo entre cada adição para o alimento refogar. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar, acrescentando a água conforme a necessidade (o molho não deve ficar nem muito espesso e nem muito líquido). Acerte o sal, deixe dar mais uma fervura, desligue e coloque o coentro.

Para empanar, coloque as claras em um prato e bata até começar a espumar. Coloque cada farinha em um prato diferente. Passe cada filé na farinha de trigo; bata delicadamente para sair o excesso. Passe nas claras e depois na farinha de rosca. Arrume em um refratário ou tabuleiro e leve ao forno médio para assar. Não precisa cobrir com papel alumínio. O filé ficará com a mesma aparência de quando é frito - coradinho. Retire do forno, coloque o molho por cima de cada um, distribua o presunto e a mussarela, e volte ao forno para derreter o queijo. Sirva quente, acompanhado de arroz branco e salada verde. Se quiser, sirva-o só à milanesa.

Obs.: este peixe pode ficar ainda mais saudável se utilizar óleo de canola (que tem ômega 3 e 6, além de outros nutrientes), molho de tomate 0% de gordura, caldo de legumes em sachê (0% gordura), mussarela light, presunto 0% carboidrato. Esta receita já é mais saudável pelo fato de ser peixe, de ser empanado somente com a clara do ovo, e de ser assado, ao invés de frito. Outra sugestão é empanar com farinha de trigo integral ou misturar a farinha de trigo com a farinha de aveia. Ainda não testei isto, mas vou fazê-lo.

Um comentário:

  1. Querida, adorei essa receita, mas o peixe a milanesa no forno ficou bonito, nem parece assado, tem algum segredo?
    Temperatura do forno? Alguma coisa?
    Parabéns pelo seu blog estou fazendo algumas receitas, hj estou fazendo as liguinças com batatas.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails