sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bolo ou broa de fubá 1 x 1

Gosto muito do milho, dos seus derivados e do que prodemos fazer com eles na culinária. Bolo de fubá ou broa é uma das opções de sua utilização e existem inúmeras receitas. A que eu vou postar hoje é a mais fácil, rápida e básica que já fiz; e para quem gosta de seguir receita como eu, esta dispensa pesquisa na hora de fazer de tão simples que é.

O bolo de fubá evoca em mim muitas lembranças da minha infância, pois talvez seja o que eu mais comi naquela época, e recebia o nome de broa pela minha mãe. Não sei se todos concordam, mas a broa tem uma textura mais seca e esfarela mais que o bolo, por isto, acho que esta receita se encaixa mais como broa. É excelente opção para aquele cafezinho da manhã ou da tarde, acompanhado de um café preto ou misturado com leite, conforme a preferência, podendo ser complementado com um "queijim mineirim" da terra dos meus pais. Vamos à receita.

Ingredientes:

2 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de margarina (80% de lipídeos)
1 xíc. (chá) de leite
1 xíc. (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de fubá
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Ligue o forno para preaquecer. Unte e enfarinhe a forma na qual será assado o bolo. Reserve.

No liquidificador, coloque os 4 primeiros ingredientes e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fubá e a farinha de trigo e bata novamente. Acrescente o fermento e dê mais uma batida rápida. Despeje a massa na forma  e leve a assar em forno 180º até que fique corado por cima. Sirva com chá, café, café com leite ou com a bebida de sua preferência.

OBS.: por ser uma massa mais seca, esse bolo deve ser consumido, preferencialmente, nos dois primeiros dias, pois à partir do terceiro já começa ficar mais seco. Aqui em casa não deu tempo pra isto.

3 comentários:

  1. Nossa é uma broa tao facil de fazer e fika mtu deliciosa

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer, ficou simplesmente uma deeeeeeeeeelicia *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei hj estou fazendo pela segunda vez, todos adoraram, parabéns pela receita!!!!!

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails