terça-feira, 23 de março de 2010

Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é uma comida mineira que reuni em um só prato toda a necessidade nutricional para uma refeição: carboidrato (farinha de mandioca), proteína (feijão, carnes e ovos), hortaliças (cebola,  pimentão, couve, cheiro verde e alho), podendo ser complementado com laranja de sobremesa.
Então vamos à receita desse saboroso prato.



Ingredientes:
200 gr de feijão carioquinha
6 colheres (sopa) de óleo
50 gr de bacon picadinho
100 gr de liguiça de porco fina cortada em pedaços pequenos
100 gr de carne de porco (pernil ou lombo) cortada em pedaços pequenos, temperada e cozida
50 gr de torresmo
3 ovos
3 dentes de alho amassados
1 cebola picadinha
1/2 pimentão verde picadinho
1/2 pimentão vermelho picadinho
cheiro verde à gosto picadinho
sal à gosto
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca crua

Modo de fazer:
Cozinhe o feijão em água pura até que fique macio, mas inteiro. Escorra e reserve.

Numa panela, coloque 2 colheres de óleo e junte o bacon para fritar. Retire e reserve. Coloque a linguiça e frite no óleo que sobrou. Retire e reserve. Frite a carne de porco já cozida, retire e reserve.

Bata os ovos ligeiramente, coloque uma pitada de sal. Coloque 2 colheres de óleo numa frigideira e frite a omelete dos dois lados. Retire, pique em pedaços pequenos e reserve.

Na panela que fritou as carnes, coloque 2 colheres de óleo, frite o alho, acrescente a cebola e deixe murchar; junte os pimentões e misture. Deixe refogar e depois vá acrescentando as carnes na ordem da fritura: bacon, liguiça fina e a carne. Misture bem para agregar os sabores. Acrescente o feijão, o ovo e o torresmo e misture a cada acréscimo. Acrescente a farinha aos poucos até o ponto de uma farofa molhadinha. Acerte o sal.

Coloque o feijão tropeiro em uma vasilha para servir, salpique cheiro verde, e sirva com couve refogada ou em salada, e arroz branco.

OBS.: a fritura não pode ser em muito óleo, por isto, coloco só 2 colheres e deixo o fogo baixo.
Nesta receita, não coloquei torresmo; fica opcional a quem quiser. Se quiser assar a linguiça e a carne de porco no forno fica melhor ainda. O bacon pode ser frito no microondas sob papel manteiga. Ele fica crocante e sequinho.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails