sexta-feira, 9 de abril de 2010

Frango xadrez




Ingredientes:

500 g de peito de frango cortado em cubos médios
2 colheres (sopa) de molho de soja tradicional
3 dentes de alho amassados
sal à gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo de soja
1 cebola grande cortada em cubos médios
1 pimentão vermelho pequeno cortado em cubos médios
1 pimentão verde pequeno cortado em cubos médios
1 pimentão amarelo pequeno cortado em cubos médios
1 xícara (chá) de cogumelos em conserva cortados ao meio
2 colheres (sopa) de amendoim torrado
½ colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
cheiro verde à gosto (opcional)

Molho:
¼ de xícara (chá) de molho de soja tradicional
1 colher (sopa) de maisena
½ xícara (chá) de água



Modo de fazer:
Tempere o frango com as 2 colheres de molho de soja, o alho amassado, sal e misture bem. Acrescente a farinha de trigo polvilhando sobre a carne; vire e polvilhe do outro lado. Reserve.

Em uma panela grande ou panela wok, coloque 1 colher de óleo e frite a cebola, os pimentões e os cogumelos. Reserve. Na mesma panela, coloque as 2 colheres de óleo restantes e frite a carne até dourar, mas sem mexer muito.

Junte a cebola, os pimentões e os cogumelos ao frango e refogue por mais uns 3 minutos. Enquanto isto, misture o molho de soja, a água e a maisena em uma vasilha e misture ao frango. Abaixe o fogo, acerte o sal, tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que o molho engrosse. Acrescente o óleo de gergelim e o amendoim, espere mais 1 minuto e retire do fogo.

Junte o cheio verde e sirva quente acompanhado de arroz branco ou macarrão.

Obs.: o uso da farinha no frango é para deixá-lo parecido com frango empanado. Nesta receita não usei o cogumelo, pois não tinha. O cheiro verde não é um ingrediente original do prato, mas como gosto muito, acabei colocando. Outro ingrediente que pode ser utilizado é o gengibre. Numa próxima oportunidade, farei uso dele. A receita de frango xadrez não tem tanto caldo como na minha, mas como gosto do sabor final dele, sempre aumento a quantidade. Pra finalizar minhas observações, não deixem de usar o óleo de gergelim, pois ele dá aquele toque final no sabor que faz toda a diferença. Ah, já ia me esquecendo: me disseram que uma dose de saquê deixa a receita esplêndida. Também vou testar numa próxima oportunidade. Mas esta receita já dá para “comer e se lambuzar”. Então, bom apetite.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails