segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fettuccine à bolonhesa

Nossa! quanto tempo eu estou longe do meu blog. A correria do final do ano na escola foi uma loucura. Trabalhei tanto, até altas madrugadas, que acabei passando todo o tempo da minha viagem com uma tontura que só melhorou quando cheguei em casa e passei a deitar e levantar quando o corpo pedia. Final de novembro e dezembro não consegui postar nada, nem as receitas de natal que tinha pensado. Na viagem, ficou impossível, pois estava sem os meus arquivos. Só agora estou de volta, cheia de saudades e com algumas receitas esperando para serem postadas. Como o ritmo ainda está lento (última semana de férias do trabalho), hoje vou postar um prato rápido, simples, mas muito saboroso para quem gosta de massas. Então vamos.



Você vai precisar de:

250 gr de macarrão tipo fettuccine
2 colheres (sopa) de margarina (80% lipídeos)
1/2 sachê de caldo de carne
5 dentes de alho grandes amassados
500 gr de carne moída
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (de sua preferência)
1 cebola média picada bem pequena
2 tomates médios picados bem pequenos
1 1/2 xic. (chá) de molho de tomate pronto
1 sachê de caldo de bacon
sal à gosto
cheiro verde à gosto picado bem fininho

Como fazer:

Numa panela, coloque o óleo vegetal, a carne e leve ao fogo para refogá-la, mexendo com um garfo até que ela fique bem soltinha e sequinha (sem aquela água que normalmente sai da carne). Junte 3 dentes de alho amassados e deixe refogar junto com a carne; acrescente a cebola e deixe refogar mais um pouco. Coloque  os tomates, mexa e depois acrescente o molho pronto e o caldo de bacon. Deixe ferver em fogo baixo até que vire um molho espesso, mas não muito seco. Se houver necessidade de sal, acrescente a seu gosto. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde.

Enquanto o molho ferve, numa panela coloque mais ou menos 2 litros de água, um fio de óleo e uma colher (sopa) de sal. Leve ao fogo e quando levantar fervura, coloque o fettuccine para cozinhar, mexendo de vez em quando para que ele não grude. Não deixe a massa cozinhar demais, pois não ficará soltinha. Depois de cozida, escorra num recipeinte próprio. Leve a mesma panela do cozimento ao fogo, coloque a margarina e frite os 2 dentes de alho restantes. Acrescente o caldo de carne, mexa e coloque o macarrão já escorrido. Mexa para que todo o tempero seja agregado ao macarrão. Coloque-o numa travessa, espalhe o molho por cima e sirva acompanhado de uma salada de sua preferência e com um bom queijo ralado.

OBS. eu aprendi com meu amigo Elci - culinarista baiano de mão cheia (saudade, quanto tempo não te vejo) que a carne moída fica bem soltinha quando é refogada sem nenhum tempero, pois o sal faz com que ela "empelote" e fica mais difícil deixá-la soltinha. Quando não há mais água é o momento certo de introduzir os temperos. Você pode incrementar este molho com azeitonas, bacon, linguiça calabresa, etc. É simples, mas muito saboroso. Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails