quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Torta de banana - rápida de fazer e gostosa de comer!

Conheci esta receita através da minha vizinha gente boa - Líbia (uma mineirinha cozinheira de mão cheia - diga-se de passagem, as duas mãos cheias) - que me trouxe um pedaço para eu experiementar e logo quis a receita, pois é uma delícia. A princípio, duvidei que a forma de fazer resultaria naquele bolo delicioso que eu havia comido, mas, como gosto muito de banana - e esta seria mais uma maneira de utilizá-la, resolvi arriscar e fiz a receita - uma delícia! A Líbia acrescentou uva-passa na receita e eu segui sua modificação, o que na receita original (aqui) não tem. Mas vale a pena, pois fica muito bom.

Na receita Bolo de banana já apresentei algumas das importâncias desta fruta, mas quero ressaltar que o consumo de apenas uma por dia já é suficiente para nutrir nossa necessidade diária dela.

Então vamos a receita.



Você vai precisar de:

2 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 xíc. (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 ovos inteiros batidos
1 xíc. (chá) de leite
5 colheres (sopa) de margarina
10 bananas cortadas na horizontal
1 xíc. (chá) de uva-passa (acréscimo)

Como fazer:

Para a farofa: numa tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento e reserve.

Para o líquido: coloque a margarina numa vasilha e leve ao microondas ou ao fogo para derretê-la. 
Numa outra tigela, misture a margarina derretida, os ovos batidos e o leite e mexa bem. Reserve.

Descasque as bananas e corte-as na horizontal. Reserve.

Montagem:

Numa forma retangular de aproximadamente 20X30, untada, coloque uma camada de farofa, uma de banana e uma de uva-passa. Coloque outra de farofa, mais uma de banana, mais uma de uva-passa e a última de farofa. Despeje o líquido por cima, cuidando para que toda a superfície fique molhada. Asse em forno médio (220º) até que fique dourado. Sirva do jeito que mais gostar, pois ela combina muito bem com café puro, café com leite, suco, refrigerante, e quem sabe até com sorvete. Morninha, fria ou gelada, é sempre uma delícia. Experimente!

OBS.: quando experimentei a torta que a Líbia me deu, ela me falou que a achou muito doce e eu também; assim, quando fiz a receita, diminui a quantidade de açúcar de 2 xíc. para 1 1/2 xíc. e achei que ficou muito melhor. A banana foi cortada 2 vezes na horizontal para dar 3 fatias por banana.

3 comentários:

  1. Queila adoro tudo com bananas, já fiz uma receita bem parecida com essa, muito facil e com um sabor incrivelll!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, essa torta é tudo de bom mesmo!Gosto de comê-la morninha.Da próxima vez que eu fizer, vou colocar passas...

    ResponderExcluir
  3. Olá! quanto de margarina vai para a farofa e quanto vai para o líquido?

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails