sábado, 13 de agosto de 2011

Peixe ao molho de leite de coco e dendê



Na época em que morei no nordeste do Brasil e viajei por aqueles lugares maravilhosos, fui introduzida ao sabor do leite de coco com óleo de dendê saborizando diferentes tipos de peixe. O principal nome dado a esse tipo de prato era moqueca. Com diferentes complementos, com ou sem camarão, esta receita é mais uma possibilidade para se utilizar a maioria dos peixes que caem bem cozidos. Já fiz com peixe em posta, mas desta vez o que tinha no freezer era peixe em filé. Deu certo do mesmo jeito e nos deliciamos. Quando forma muito caldo, aproveita-se para fazer um belo pirão. É uma receita muito fácil e rápida de preparar.


Ingredientes:

1 kg de peixe em posta ou em filé
1/2 limão
5 dentes de alho amassados (ou machucados, como se diz em alguns lugares do nordeste)
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 cebola grande cortada em rodelas
1 pimentão verde pequeno em rodelas
1 pimentão vermelho pequeno em rodelas
3 tomates médios em rodelas
1 sachê de rondashi ou de caldo de legumes
1 vidro de leite de coco (de boa qualidade)
1/3 de um vidrinho pequeno de azeite de dendê
1 maço pequeno de coentro bem picado (aproveitar todos os galhinhos)
sal e pimenta dedo de moça à gosto



Modo de fazer:

Tempere o peixe com 3 dentes de alho amassados, o caldo do limão, um pouquinho de sal e reserve.

Numa panela grande, coloque o óleo, frite o alho, acrescente a cebola e os pimentões e refogue por uns 2 minutos. Acrescente o tomate e o hondashi, mexa e deixe refogar mais 1 minuto. Acrescente o leite de coco, o azeite de dendê e metade do coentro, tempere com o sal e a pimenta à gosto, mexa bem, coloque o peixe pedaço por pedaço, arrumando-os de forma que todos fiquem mergulhados no molho. Tampe a panela, abaixe o fogo para a chama mínima e deixe até que o peixe esteja cozido. Retire do fogo, acrescente o restante do centro picado e sirva com arroz branco. É uma delíiiiiiiiiicia.



OBS: eu gosto muito de alho, mas se quiser, diminua a quantidade. Quando for utilizar temperos verdes e frescos, aproveite o caule (o galhinho), pois nele se concetram os nutrientes, o sabor e o aroma. O hondashi dá um toque especial por ser caldo de peixe. Na sua falta, pode utilizar o de legumes, mas faça um esforço de colocar o hondashi, pois na minha opinião, faz diferença. Procure utilizar leite de coco de boa qualidade para que seu peixe não fique com gosto de "ranço" ou de sabão mesmo. A pimenta é opcional porque nem todo mundo curte um ardidinho básico. Aqui em casa eu coloco só na minha porção depois de pronta, pois só eu gosto.

2 comentários:

  1. NOSSA PARECE SER MESMO UMA DELICIA.PATRICIA DE NITEROI

    ResponderExcluir
  2. Ola Queila...
    As postas pega bem o tempero??
    Pois tenho dificuldades nesse quesito,pode ser pelo fato de certos ingredientes coloco no final diferente do seu...
    No aguardo,bj.

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails