domingo, 29 de maio de 2011

Suprême à italiana

Olá pessoal,

acho que terei que mudar o conceito de blog do meu blog ou mudar a minha frequência de postagem, pois isto está muito parco por aqui. Mas aqui estou eu para postar um prato que foi feito há muito tempo, mas não conseguia localizar onde estava a receita. Este final de semana resolvi dá uma olhada nos livros de receitas light e a encontrei. Ela faz parte da coleção dos VP (Vigilantes do Peso) no livro "Cozinha light" que utiliza 5 ingredientes no preparo do prato. Claro que tive que mudar a receita, pois não tinha todos os ingredientes conforme pedido e os substitui pelos que estavam na minha geladeira, como também acrescentei um que não tinha nela. Assim, com algumas adaptações minhas, a receita ficou assim:

Ingredientes:

5 filés de frango sem pele e sem gordura
5 fatias de presunto cozido
10 folhas de majericão fresco
5 fatias de mussarela
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de sal de ervas
3 dentes de alho amassados com sal à gosto

 

Modo de prepraro:

Eu utilizei um peito de frango grande; retirei a pele e as gorduras aparentes, desossei deixando-o inteiro. Parti ao meio, separei o filé maior do menorzinho, e cada filé maior (que é uma banda do peito) foi partido em 2 filés grossos. Cada um foi cortado ao meio, mas sem ser dividido, de modo que ao abrí-lo ficou como uma asa de borboleta.

Para que fique mais macio e maior, abra uma sacolinha de plástico (dessas de legumes que a gente compra em rolo no supermercado), coloque o filé aberto de um lado do plástico e cubra-o com o outro lado. Bata com um baterdor liso de carne até que fique fino e mais comprido. Faça isto com todos os filés.

Tempere todos os filés com o alho e o sal de ervas. Abra cada um e em um de seus lados coloque uma fatia de presunto dobrado, por cima dele coloque uma fatia de mussarela também dobrada e duas folhinhas de manjericão. Feche com o outro lado e aperte as bordas para que fique selada. Os dois filés menores formam um único filé; cada um se torna um lado do filé recheado.

Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque metade da margarina e 3 filés para grelhar. Não fique mexendo muito, deixe cozinhar e "fritar" de um lado e só quando esse lado estiver corado é que se deve virar para o outro. Faça todo o processo em fogo baixo para que cozinhe por dentro e por fora, como também para que se mantenha uma coloração bonita e não queime. Repita o processo com os outros 3 filés. Sirva quente, com ou sem molho, acompanhado de algum carboidrato (arroz, batatas, purê, macarrão, etc.) e salada, é claro.

É um prato da cozinha light, mas que ao contrário do que se pensa que coisa light não é saborosa, esta receita foi aprovada pela minha família e agrada a qualquer um que gosta dos ingredientes utilizados. Faça, tire a prova e depois me conta.



OBS.: O termo "suprême" é da cozinha francesa, sendo utilizado para peito e asa de frango (e de outras aves) desossados e sem pele, mas a receita é da cozinha italiana. Na questão do azeite, não o utilizei no preparo do prato porque meu cardiologista me orientou a sempre utilizá-lo sobre o prato pronto, pois quando passa por aquecimento, perde as propriedades nutricionais. Outra informação importante é que, segundo a receita original, o presunto de Parma é adocicado e empresta esse sabor ao prato, o que deve ficar muito bom. Quando for repetir esta receita vou utilizá-lo, assim como o queijo pedido, pois quero comparar a receita original com a receita adaptada por mim.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails