quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Patê de atum light

Depois de tanto tempo longe das postagens e agora aparecer com a receita de um patê, parece falta de criatividade, mas não é. Há razão para as duas coisas. A razão do sumiço foi a organização da festa de aniversário de 5 anos da minha filhotinha querida e da visita do meu pai para o aniversário, além de uns tours pela cidade e região com ele. E a razão da receita light é que do aniversário sobraram muitas coisinhas calóricas e saborosíssimas que foram degustadas ao longo de uma semana após a festa, além do cardápio também calórico para a visita. A opção que me restou foi cortar calorias, mas com o desafio de manter o sabor. E para isto, este patê cai muito bem, pois é saboroso e light, o que ajuda no reequilíbrio da balança. Ele pode ser saboreado com pão, torrada, biscoito salgado e até com uma saladinha cai muito bem, além de ser muito simples de fazer.



Ingredientes:

1 vidro de maionese Helmann's sabor limão (250g)
1 lata de atum sólido em conserva de água
1/2 cebola bem picadinha
salsinha bem picadinha
sal à gosto

Modo de fazer:

Escorra o atum, coloque-o num tigela e amasse-o com um grafo até desmanchá-lo. Acrescente a maionese aos poucos, intercalando com os demais ingredientes. Misture até que forme uma pasta. Acerte o sal conforme o seu gosto e sirva conforme desejar.

Obs.: desde que eu descobri que a maionese Helmann's limão é a menos calórica dentre as que eu encontro nos supermercados da minha cidade, minha opção por ela é constante. A Helmann's comum tem 40 calorias por colher de sopa, enquanto a sabor limão tem apenas 28. Além disto, o toque do limão dá um diferencial ao paladar. Em comparação com a linha light de todas as marcas encontradas aqui, ela é a menos calórica, mesmo não sendo light. Quanto ao atum, eu sempre escolho o que é de conserva em água para diminuir a caloria. Por estes dois motivos que eu "batizei" o meu patê de light.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails