sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Bolo de fubá caramelizado



Nossa, a minha ausência tem sido presente aqui, kkkk. Não vou nem tentar explicar, mas vou recompensá-los com uma receita maravilhosa que compartilhei do delicioso blog da Priscila. Quando vi a receita fiquei receosa de que pudesse dar errado por causa da calda, mas minha supresa foi grande quando o bolo escorregou suavemente da forma para o prato. Outra supresa foi a combinação da textura crocante da casquinha que se forma com a parte interna do bolo cheia de coco. Alguns diriam que acompanha um belo cafezinho preto ou café com leite. Mas minha preferência de bebida quando se trata de bolo de fubá é um leite gelado sem açúcar. Neste caso, o doce do crocante ficou na dose certa acompanhado do leite sem açúcar. O resultado foi tão bom que o bolo acabou em menos tempo que os demais. Se você aprecia bolo de fubá, não deixe de experimentar esta receita, pois é deliciosa e surpreendente, como também muito fácil de fazer.





Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar ou 12 colheres (sopa) bem cheias
3 ovos
160 ml de leite de vaca
160 ml de óleo de milho
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de fubá mimoso
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 colher (sopa) fermento em pó
100 g de coco ralado



Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180º enquanto prepara a receita.

Coloque a primeira xícara de açúcar na forma de pudim e leve ao fogo direto na boca do fogão. Queime o açúcar até caramelizar, mexendo a própria forma para não queimar  e segurando com luva de cozinha ou um pano de prato. Depois de caramelizado, retire do fogo imediatamente, coloque sobre a pia para o calor diminuir; enquanto isto, espalhe o caramelo por toda a forma, virando-a por todos os lados. Reserve.

Coloque no liquidificador todos os demais ingredientes, com excessão do coco ralado e do fermento. Bata tudo junto. Acrescente o fermento e dê uma batida rápida. Com o liquidificador desligado misture o coco;  em seguida, despeje a massa na forma caramelada, leve a assar normalmente como bolo direto na grade do forno, por aproximadamente 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia limpo.

Para desenformar é preciso esperar o bolo esfriar totalmente. Depois, esquente a forma direto na boca do fogão  para que o caramelo que secou, derreta e solte o bolo. Quando o bolo estiver se mexendo dentro da forma, está no ponto de desenformar.

Então, boa degustação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails