domingo, 11 de dezembro de 2011

Gravata ao molho de calabresa e bacon



Macarrão é sempre um ingrediente que propicia um prato saboroso, nutritivo e rápido. Na hora da fome, ele satisfaz tanto o paladar quanto a exigência de pouco tempo no preparo. Claro que por ser um carboidrato, deve ser consumido na porção ideal para uma dieta equilibrada. Eu amo massa e de qualquer forma ela me apetece. Então vamos lá.

Ingredientes:

1/2 kg de macarrão gravata (ou outro de sua preferência)
3 litros de água para cozinhar o macarrão
1 colher (sopa) de sal
1 fio de óleo
1 gomo de linguiça calabresa sem pele e picado em cubos
1 xícara (chá) de bacon sem pele e picado em cubos
2 dentes de alho grandes e amassados 
1 cebola picada bem miudinha
2 tomates picados em cubos pequenos
1 sachê de molho de tomate pronto
sal, se necessário
cheiro verde à gosto picado bem muidinho
queijo ralado para acompanhar (opcional)



Modo de fazer:

Coloque água numa panela e leve ao fogo até ferver. Acrescente o sal e o óleo, coloque o macarrão e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não grudar. Escorra e coloque em uma travessa. Reserve.

Coloque o bacon já picado em uma panela antiaderente e frite no próprio óleo. Escorra e reserve. Proceda da mesma forma com a calabresa. Na mesma panela, na pouca gordura que sobrou do bacon, frite o alho e a cebola até murcharem. Acrescente o tomate, mexa, abaixe o fogo e deixe cozinhar. Acrescente o molho de tomate pronto, acerte o sal e deixe mais uns 3 minutos. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e distribua sobre o macarrão cozido que já está na travessa. Sirva quente, acompanhado de um bom azeite de oliva extra virgem e de queijo ralado.

OBS. pique todos os ingredientes antes de iniciar o cozimento do macarrão, pois enquanto isto acontece, será o tempo suficiente para o preparo do molho. Fazendo assim, quando o macarrão chegar ao ponto de cozimento, o molho estará pronto e o prato será servido quentinho.

Bom apetite!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails