quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Biriba de coco



Outro docinho que ganhou muitos elogios no aniversário da filhota foi este. Posso dizer que ficou em segundo lugar entre a opinião dos convidados. Quando achei essa receita no fascículo Churros e Guloseimas, da coleção Dona Benta, não tive dúvidas em experimentá-la em forminhas de docinho, o que deu muito certo como podem ver. A receita é muito rápida, preparada à mão (sem batedeira e sem liquidificador) e rende aproximadamente 200 forminhas de docinhos. Ainda vou repeti-la para assar em forminhas de quindim ou de queijadinha. Ah, por falar em queijadinha, todos da festa pensaram que era a própria, mas esta receita não leva queijo. Eu amei esta receita e para mim vem em primeiro lugar, deixando o beijinho de marcujá com recheio trufado em segundo. Experimente e se surpreenda.

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
6 ovos
150 g de coco ralado

Modo de fazer:
Misture a manteiga com o açúcar e incorpore o leite condensado. Adicione os ovos levemente batidos e mexa com um batedor de arame (fouet) até homogeneizar. Junte o coco e misture bem.

Distribua a massa em forminhas de papel descartáveis ( nº 2), acomodadas em uma forma grande, e leve ao  forno moderado preaquecido (180º) por cerca de 25 minutos ou até dourar.

Se prepare, pois é impossível de comer apenas alguns.

OBS. Arume primeiro as forminhas de docinho em um tabuleiro ou forma de pizza para depois enchê-las utilizando uma colher de sobremesa, pois com a de sopa entorna muito fora das forminhas. Não encha até a borda das forminhas para não transbordar enquanto assa.

Beijinho de maracujá com recheio trufado

Organizar o aniversário da filha e ao mesmo tempo gostar de cozinhar acaba levando essa mãe multifacetada (e nada modesta)  a assumir o preparo de alguns itens ou de todo o cardápio da festa. Esse ano assumi algumas coisas, entre elas, os docinhos. Selecionei um a um para apresentar novidade e a que foi mais comentada durante a festa e algum tempo depois dela foi este docinho, razão deste post. A receita é facílima de preparar, só requerendo um pouco de tempo para enrolar os docinhos.

A receita é da coleção Dona Benta, do fascículo  de Docinhos Especiais, e ela mistura o sabor azedinho do maracujá com o amarguinho do chocolate, e isto com o tom adocicado. Vale experimentar. Então, vamos ao que interessa.



Ingredientes:

Beijinho
2 1/2 xícaras (chá) de leite em pó integral
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
Açúcar de confeiteiro para envolver

Recheio
100 g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sobremesa) de rum

Modo de fazer:

Beijinho
Misture o leite em pó com o açúcar de confeiteiro e vá acrescentando o suco aos poucos, enquanto amassa, até formar uma bola macia que solta das mãos (se necessário, pingue mais suco para ajustar a consistência). Envolva em um filme plástico e reserve na geladeira por aproximadamente 1 hora.

Recheio
Derreta o chocolate com o leite em banho maria, mexa até ficar liso e agrege o rum. Leve à galadeira, coberto com filme plástico, até firmar.

Modelagem
Com as mãos untadas, molde bolinhas de chocolate com menos de 1 cm de diâmetro  e leve de volta à geladeira por 20 minutos.

Modele bolinhas maoires com a massa do beijinho, achate na palma da mão e recheie com uma bolinha de chocolate. Termine de enrolar, envolva em açúcar de confeiteiro e disponha os docinhos em forminhas apropriadas.

Depois disto, é só se deliciar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails