quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bolo gelado de coco e abacaxi

Esse inverno está muito estranho, pois as temperaturas estão mais altas que o normal. O frio passou poucos dias aqui na minha região e a primavera, apesar de ainda longe, está sendo suplantada pela  temperatura de verão que insiste em se antecipar, acompanhada de baixa umidade do ar.  Nesse clima, um bolo gelado como este é uma ótima sobremesa. Quero pedir desculpas pela má qualidade da foto; eu só consegui salvar este pedacinho antes que o bolo fosse totalmente devorado. Mas, o que importa aqui é a textura úmida do bolo com a do abacaxi envolvido no creme. É uma delícia. E quanto mais gelado, mas saboroso.
 
 
 
Esta receita eu encontrei no site "tudo gostoso" e logo me interessou. Se você gosta de bolo molhadinho e gelado, e da combinação de abacaxi com coco, vai gostar desta receita.
 
Ingredientes:
 
Massa:
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite quente
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina para untar 
 
Recheio
1 xícara (chá) de abacaxi fresco picado
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 xícaras (chá) de coco fresco ralado
 
Cobertura
2 caixinhas de creme de leite para chantilly

Modo de fazer:
 
Massa:
Bata as claras em neve, junte as gemas, e aos poucos o açúcar, continue batendo até que fique um creme claro e fofo. Sem parar de bater, junte o leite. Acrescente delicadamente a farinha e o fermento peneirados juntos. Unte e enfarinhe uma forma redonda média, coloque a massa e leve ao forno médio por cerca de 30 minutos ou até que esteja assado. Retire do forno, deixe esfriar. Corte ao meio e reserve.

Recheio:
Numa panela, junte o abacaxi e o leite condensado e cozinhe por 5 minutos. Junte o creme de leite e o coco ralado e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Espere esfriar e recheie o bolo.
 
Cobertura:
Bata o creme de leite para chantilly conforme as instruções da embalagem. Cubra o bolo e decore com o coco ralado e pedacinhos de abacaxi. Sirva gelado.
 
Obs.: Fiz duas substituições de ingredientes, pois eram os produtos que eu tinha em casa. Substitui o creme de leite pela nata (bati um pote de nata com 3 colheres (sopa) de açúcar refinado) o coco fresco pelo Sococo Mais Coco que é úmido e um pouco adocicado, mas não muito. As duas substituições ficaram muito boas.

7 comentários:

  1. oi tava pesquisando bolo de leite ninho e vim parar no seu blog,e amei tem varias receitas otimas ate salvei como favorito e vou fazer o bolo,e outras receitas e venho dizer como ficou!parabéns otimo blog!bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Queila,
    Vim conhecer seu blog depois que vi sua receita lá no Pecado da Gula.
    Gostei muito de tudo que vi aqui.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Oi Queila, posso utilizar o abacaxi em caldas pra fazer o recheio??

    ResponderExcluir
  4. Fiz o bolo ficou maravilhosoooo,recomendo faça a receita exatamente nas mesmas medidas indicada que dá certo ....ficou muito bom .

    ResponderExcluir
  5. Amei a receita, ficou uma delícia

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Fiz este bolo ontem, o recheio é uma delícia, mas a massa não deu certo, fiz a 1ª vez e ficou embatumado, na 2ª ele até cresceu, mas murchou assim que tirei do forno, poderia me dar algumas dicas para que isso não aconteça? quero uma massa fofinha...mas não estou conseguindo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Queila estava procurando uma receita de bolo de assadeira gelado de coco, diferente da que tenho da minha família e cheguei no seu blog. Fiz a receita do bolo deu td certo, mas o recheio de abacaxi, fiquei receosa quanto a colocar o abacaxi com o leite condensado pois ja sabia que não dava certo, além de talhar ficou amargo. Separei o abacaxi do leite cond. e lavei em água corrente, juntei açúcar deixei ferver e esfriar e coloquei sobre o bolo.Preparei um creme de leite cond. com leite e ovos e cobri o bolo e acrescentei o coco, ficou muito saboroso também, sendo que este era o pedido de uma jovem gravidinha. Abraçso.

    ResponderExcluir

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails