sábado, 15 de junho de 2013

Sardinha ao molho na pressão

Oi pessoal.

Estou há uma "eternidade" sem postar nada. Um pouco desanimada, pois minha máquina fotográfica pifou de vez. Mas, diante das visitas frequentes e dos comentários chegando mesmo estando sem postagem nova há muito tempo, resolvi voltar a ativa com fotos tiradas de celular mesmo. Para reiniciar minhas postagens, apresento uma receita que fiz hoje para o almoço. Onde moro está esfriando bastante e a receita caiu muito bem com uma polenta cremosa e bem quentinha. Marido aprovou e disse que ficou melhor que a enlatada, pois é fresca e sem conservantes. Ele é suspeito, pois gosta muito de sardinha, mas eu também gostei muito e vou repetir a receita. 
 
 
 
Ingredientes:

800 g de sardinha
4 dentes de alho amassados
1 1/2 cebola
1 pimentão verde
2 tomates
1/2 x. (chá) de óleo
1/2 x. (chá) de vinho branco seco
1/2 x. (chá) de  água
1/2 sachê de molho de tomate (0% gordura)
sal à gosto
cheiro verde à gosto

Modo de fazer:

Limpe a sardinha (tire as escamas, as víceras, a cabeça e o rabo), lave em água corrente e tempere com o alho e sal. Reserve.
Pique a cebola, o pimentão e o tomate em cubos pequenos, misture-os e reserve. Pique o cheiro verde e reserve.
Numa panela de pressão, coloque 1/2 da mistura de cebola, pimentão e tomate picados, por cima arrume todos os peixes, e cubra com o restante da mistura. Acrescente o óleo, o vinho, a água e o molho pronto apenas regando, sem mexer, e acerte o sal conforme seu gosto. Tampe a panela e leve ao fogo; quando começar a "chiar", marque 40 minutos. Esse tempo é importante para que todas as vértebras fiquem bem molinhas para que possam ser comidas junto com a carne do peixe. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixa a panela perder a pressão sozinha. Sirva salpicada de cheiro verde, acompanhada de um arroz branco, ou uma polenta, ou ainda uma massa ou um pão italiano levemente tostado. Bom apetite a todos que gostarem de sardinha.

Hoje aqui em casa, eu servir com polenta, pois era para o almoço e o tempo está bem friozinho. Ficou uma delícia e terá repeteco em outra oportunidade.

Obs.: o molho que resulta do cozimento é muito gostoso, mas achei um pouco oleoso. Da próxima vez vou reduzir à metade e volto aqui para contar o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, se você gostou desta postagem, mande-me uma mensagem. Será recebida com muito prazer.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails