sábado, 29 de junho de 2013

Caldo de fubá com ovo e queijo mussarela

 
 
Gostinho de infância e saudade de mãe. Isto resume o que esta receitinha de família, que comi muito na minha infância, representa para mim. Dia desses, sentindo o frio que se aproxima, resolvi trazer para o paladar a memória psicológica. Na receita da minha mãe, o ovo era mexido dentro do caldo e se misturava a ele. Na minha adaptação, resolvi colocá-lo inteiro e acrecentei ainda o queijo. Ficou delicinha. Se gostar de caldo e se gostar de fubá, creio que não vai se arrepender.
 
Pra essa receita não tenho medida; faço no olhômetro. Mas vou tentar aproximar um pouco. Na hora de fazer, vá observando o que precisa mais ou menos, conforme seu gosto. As quantidades que vou passar é para 2 porções. Então vamos lá.
 
Ingredientes:
 
2 colheres (sopa) de óleo
2 dentes de alho amassados
1/2 xíc. (chá) de fubá
1 1/2 xíc. (chá) de água fria
2 ovos
queijo mussarela à gosto
sal à gosto
cheiro verde à gosto
 
Modo de fazer:
 
Numa panela, coloque o óleo e frite o alho, mas não deixe ficar dourado. Acrescente o fubá e mexa até que ele fique levemente torrado. Deslique o fogo e deixe esfriar um pouco. Acrescente a água, tempere com o sal à gosto e volte ao fogo, mexendo sem parar até que engrosse. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos, mais ou menos, mexendo de vez em quando. Se achar que precisa cozinhar mais, adeque o tempo, pois o fubá mais grosso leva mais tempo. Se achar que está ficando mais grosso do que deseja, acrescente um pouquinho mais de água, pois tem fubá que é mais seco e absorve mais água.
 
O ovo pode ser preparado de 3 maneiras: frito no óleo ou na margarina (com pouca margarina, claro), frito sem óleo (aprendi aqui) ou cozido no próprio caldo de fubá. Se escolher este último, coloque os ovos bem no centro do caldo nos últimos minutos de preparação. Tampe a panela e deixe cozinhar o suficiente para que a gema fique a seu gosto, mole ou dura. Eu prefiro mole e deixei uns 3 minutos. Desligue o fogo, transfira para o prato no qual irá servir, acrescente o cheiro verde e a mussarela. Sirva em seguida.
 
 
Obs.: se o alho fritar demais ou o fubá torrar demais, o gosto do caldo ficará um pouco amargo. Outra coisa, a minha maneira de verificar se o fubá está cozido é pelo cheiro, ou seja, se está com cheiro de cru deixo cozinhar mais. Mas cada um tem a sua forma. Quanto a foto, nela não apareceu meu ovo que ficou mergulhado no caldo; mas se procurar bem debaixo da mussarela ele está lá.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails