domingo, 14 de julho de 2013

Frango com grão de bico

Quando o feijão começa a ser rejeitado nos  momentos de refeição, é preciso substitui-lo por outra leguminosa para manter a proteína de origem vegetal na alimentação, além de outros nutrientes importantes como vitaminas, ferro e cálcio que elas possuem. Devido a sua importância na alimentação diária, não dá para simplesmente suspender o consumo por alguns dias até que a vontade volte. Assim, procuro compor as opções de proteína vegetal com os seguintes produtos: feijão preto, feijão carioca, feijão vermelho, feijão branco, lentilha, grão de bico e soja. Para facilitar o preparo em meio a uma rotina com múltiplas tarefas, cada vez que cozinho uma leguminosa, meço umas 4 porções para deixar 3 congeladas (sem tempero); desta forma, sempre tenho umas 3 opções de leguminosas diferentes para variar o cardápio.



Esta receita de hoje é uma opção para usar uma leguminosa de uma forma diferente do tradicional feijão. Ela é simples, rápida e muito nutritiva. Anote o que vai precisar:

Ingredientes:

1 kg de sobrecoxas de frango sem pele
3 dentes de alho grandes amassados
1 colher (sopa) de shoyo
1 colher (sopa) de molho inglês
1 colher (chá) de sal de ervas
1 cebola média picada
2 tomates picados
200 gr de grão de bico cozido
2 folhas de louro
3 colheres (sopa) de óleo
sal à gosto
cheiro verde à gosto

Modo de fazer:

Limpe as sobrecoxas e tempere com o alho, o shoyo, o molho inglês e o sal de ervas. Deixe marinando para a carne entranhar o tempero.
 
Lave o grão de bico, coloque em uma panela de pressão, cubra com água até 1 dedo acima do grão. Acrescente uma colher (chá) de sal e as folhas de louro. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 30 minutos após a panela começar a chiar. Depois deste tempo, desligue-a e deixe que a pressão saia naturalmente.
 
Enquanto a carne descansa no tempero e o grão de bico cozinha, pique a cebola e os tomates em cubinhos pequenos, mas não os misture, pois vão entrar no preparo em momentos diferentes. Pique o cheiro verde e reserve.
 
Em uma panela grossa, coloque 2 colheres de óleo, deixe esquentar e acrescente o frango temperado. Deixe dourar totalmente de um lado para depois dourar do outro. Quando o frango estiver todo selado (dourado de todos os lados), acrescente 100 ml de água, tampe a panela, regule o fogo para médio e deixe cozinhar até que a água seque. Vire todos os pedaços do frango e acrescente mais 100 ml de água, tampe e deixe cozinhar. Faça esse processo até que o frango esteja cozido. O resultado deverá ser um frango cozido, mas com aparência de frango frito. Retire a carne da panela e reserve. Na mesma panela, coloque 1 colher de óleo, acrescente a cebola e deixe refogar até que fique transparente, mas não deixe queimar. Acrescente então os tomates picados, refogue e acrescente uns 100 ml de água. Deixe cozinhar até que se transforme em um molho. Nesse momento, acrescente o grão de bico (sem a água do cozimento), e deixe incorporar o sabor por uns 3 minutos. Volte o frango para a panela e deixe cozinhar mais alguns minutos para agregar todos os sabores. Acerte o sal, se necessário. Retire do fogo, acrescente o cheiro verde e sirva acompanhado de um belo arroz branco soltinho e de uma saladinha para completar as necessidades nutricionais.
 
 Bom apetite!
 

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails